Casa de Arquiteto na Austrália

O acesso à casa do arquiteto Brian Zulaikha, em Sidney, não é nada fácil. Situada no topo de uma pequena colina na antiga região industrial de Balmain, a construção – que já funcionou como depósito de pólvora – só pode ser acessada através de uma escadaria estreita e sinuosa. Apesar das desvantagens, como a dificuldade de transportar os materiais durante a reforma, o proprietário insistiu em comprar o imóvel por conhecer o lugar desde criança e também pela proximidade a um parque público.

Antes de se mudarem em definitivo, Brian e sua esposa acamparam por dois anos no andar inferior, onde hoje fica a cozinha, para planejar com cuidado todas as intervenções arquitetônicas necessárias. A principal intenção do casal era que os espaços fossem abertos para a paisagem o máximo possível, por isso os dois bolaram diversas divisórias de correr de vidro que isolam ou integram os ambientes internos e externos, conforme a necessidade.

Depois de viver em residências com face para o Norte e passar alguns apertos pelo excesso de luz do sol, o arquiteto não se incomoda que seu atual lar seja voltado para o Sul. Mas, para não perder totalmente a luminosidade natural, o teto com vigas de madeira exibe recortes para clarabóias de vidro no living e no dormitório.

Nesse último cômodo está a ideia mais bacana de todo o projeto: um closet com várias partes móveis que funciona como um arquivo deslizante de escritório. Uma solução criativa para aproveitar bem a metragem disponível.

Imagens retiradas de matéria publicada na revista Dwell.

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário