Sexta Inspirada! Fachadas I

Hoje vamos falar de fachadas. Sabe aquela expressão “a primeira impressão é a que fica”? Pois é, ela pode não valer pra tudo, mas quando falamos de casas e construções a fachada é um fator determinante para a impressão que as pessoas terão do lugar. Abaixo estão alguns projetos bem bacanas, a maioria deles é aqui do Brasil mesmo, já que, nesse quesito, têm muitos arquitetos brazucas mandando bem. Confiram!

1. No projeto de Roberto Migotto a entrada da casa ganha destaque com sua grande porta pivotante revestida com um patchwork de ladrilhos hidráulicos. O mais legal é que além de revestir a porta, o que já é inusitado, ele revestiu tudo: teto, parede e piso, formando um detalhe horizontal multicolorido.

2. O novo prédio da Universidade da Tasmânia, assinado pelos arquitetos da Lyon, tem uma fachada feita por arcos de concreto interrompidos por vidraças de muitas formas diferentes, trazendo movimento ao projeto.

3. A casa JH, projetada por Bernardes + Jacobsen, tem um belo jardim vertical logo de cara. Realizado pela paisagista Gica Mesiara, a parede conta com uma vegetação formada por plantas pendentes, que cobrem todo o muro deixando visíveis apenas os painéis de madeira do portão e do andar superior.

4. Os arquitetos nova-iorquinos da Axis Mundi divulgaram esse projeto recentemente, e é uma obra de retrofit para uma empresa de água. Ainda em fase de produção, a fachada do prédio vai simular a ondulação da água em um lago e será feita de um polímero composto, suspenso em uma treliça de aço, que vai revestir a construção já existente.

5. Entre tantas fachadas maravilhosas, aqui não podia faltar um projeto do Márcio Kogan. Então escolhi a fachada da Casa 53 por ser uma das mais versáteis que já vi. Feita de painéis de madeira articulados, quando a casa está totalmente fechada, não conseguimos identificar nem a porta de entrada. Mas, quando os moradores precisam, eles rapidamente ganham iluminação natural.

6. Pra fechar com chave de ouro, a fachada da sinagoga Midrash, obra do arquiteto Isay Weinfeld. Formada por várias palavras recortadas, com relevos e tons levemente diferentes, a fachada ganha uma espécie de malha muito detalhada e simplesmente linda! Além da estética, achei mais legal ainda que ele tenha usado as palavras em hebraico, o que remete às origens de seus visitantes.

Essas são apenas algumas das diversas fachadas legais que encontrei, então, se gostou, leia também a Sexta Inspirada! Fachadas II.

Anúncios
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: