Sexta Inspirada! Sixties

Sem dúvida, uma das décadas mais férteis pro design foi a década de 60, por isso essa Sexta Inspirada! é em homenagem a ela. Os diversos acontecimentos marcantes daquela época resultaram em uma mudança de comportamento e ideais da juventude, e isso se refletiu também nos interiores de suas casas e espaços de convívio. Essa transformação no estilo de vida alterou a maneira como as pessoas se relacionavam entre si e com o ambiente, e isso, aliado aos novos materiais que estavam sendo desenvolvidos, deu origem a uma verdadeira revolução no design.

1. Com a internacionalização do design, os fabricantes se viram obrigados a bolar embalagens reduzidas e práticas, já que o intuito era que as peças viajassem longas distâncias. Foi com essa intenção que Gaetano Pesce desenvolveu em 1969 a linha UP, que hoje em dia é um clássico. Além das formas orgânicas, uma das tendências da época, o móvel era feito de espuma e ficava comprimido em uma embalagem compacta, quando a caixa era aberta, o móvel assumia sua forma. Genial!

2. Nas estampas, um movimento que surgiu nesse período foi a Op Art, que explorava o uso de ilusões ópticas. A Op Art se utilizava de conjuntos de formas geométricas para criar efeitos visuais que confundissem a percepção do espectador e o transferissem da segunda para a terceira dimensão, proporcionando estímulos diferentes, nunca experimentados até então.

3. Filmes com temas espaciais e futurísticos estavam em alta, assim como os próprios avanços tecnológicos que aproximavam o homem da chegada à Lua. Inspirado por esses assuntos surgiu o Space Age design, que era definido por interiores e produtos com aspecto espacial. O filme ‘2001: Uma odisséia no espaço’ mostrava ambientes desse tipo, como essa cena da nave principal que mostra as poltronas da série Dijnn de Oliver Morgue, criadas em 1965.

4. Assentos baixos, inclinados e confortáveis foram tendência no fim da década, assim, o mobiliário casava com o comportamento informal que estava sendo adotado pelos jovens. Além disso, os novos materiais, principalmente o plástico e seus derivados, permitiam novos formatos para os móveis, já que o plástico podia ser rígido ou flexível, como nos assentos infláveis. A primeira cadeira inflável a ser produzida em larga escala foi a Blow Chair, do ano de 1968 e que é comercializada pela empresa de mobiliário Zanotta até hoje.

5. Um dos conceitos mais importantes do fim dos anos 60 foram as peças descartáveis ou de curta vida útil, como móveis feitos de papelão, que tinham também um custo reduzido. Esses móveis surgiram a partir da produção da cadeira Spotty, de Peter Murdoch, desenhada no ano de 1963. A cadeira era vendida nos supermercados e lojas de departamento como uma folha de papelão estampada, que deveria ser dobrada para adquirir sua forma.

6. O fim da década foi marcado por experiências com diversos tipos de alucinógenos, que provocavam delírios e outras alterações de percepção. Essas experiências extraordinárias requeriam espaços também extraordinários, assim, os ambientes psicodélicos se tornaram um complemento dos efeitos das drogas, causando estímulos visuais e prolongando o estado de transe. Influenciado por essa tendência, o dinamarquês Verner Panton, que foi um dos mais importantes e inovadores designers da segunda metade do século XX, criou muitos ambientes lúdicos e experimentais, além de móveis, estampas e luminárias.

Nos anos 60, o Mundo se transformou e o design passou por uma fase de elevada inspiração. Então, não temos como resumir tantos acontecimentos em um post só, mas espero que tenha dado pra ter uma visão geral dessa década revolucionária.

Leia mais: Sexta Inspirada! O lúdico Verner Panton

Anúncios
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: