Sexta Inspirada! No Marrocos

O Marrocos é um país exótico, fascinante e rico. Rico de beleza, de religião, de povo, de culinária, de cultura, e claro, de arquitetura. Sua arte é caracterizada como hispano-mourisca, e nasceu do encontro entre as tradições islâmicas e andaluzas. Conheçam um pouco mais sobre esses pequenos grandes detalhes que fazem do Marrocos um lugar único!

1. As casas tradicionais da região, chamadas de riads, são caracterizadas por altos muros e grandes portas de madeira maciça para preservar a intimidade dos moradores. Um elemento que não pode faltar nesse tipo de construção são os pátios internos com jardins e fontes. Esses espaços são descobertos, e as janelas, com fechamentos de madeira batizados de muxarabi, se voltam para eles, recebendo iluminação e ventilação natural.

2. Depois de morar em Londres, na Índia e na Itália, a estilista Liza Bruce e seu marido, Nicholas Alvis Vega, decidiu comprar um imóvel de três andares na cidade de Ourika Valley, uma residência para servir como um porto seguro em um país que os encantou. A casa, construída ao redor de um lindo jardim interno com espelho d’água, havia sido abandonada nos anos 70 e precisou ser restaurada pelo casal para se tornar um verdadeiro refúgio.

3. O grande charme da arquitetura marroquina mora nos pequenos detalhes e ornamentações, como os trechos do Alcorão escritos nas paredes ou entalhados nas esquadrias de madeira, os tetos pintados, os arcos de pedra e os famosos zelliges, que são mosaicos de cerâmica esmaltada e colorida com elaboradas estampas geométricas.

4. Dez anos atrás, Emma Wilson e Graham Carter fecharam sua lojinha de peças kitsch em Londres e partiram para o Marrocos. Na cidade de Essaouira, compraram um casarão do século 18 que levou dois anos para ser reformado e ficar do jeitinho que o casal queria. Cada cantinho da casa reserva delícias singulares como um terraço ao ar livre, lareiras embutidas em paredes branquinhas, redes coloridas e mobiliário local.

5. Fundada em1471, acidade de Chefchaouen é mundialmente conhecida por ser ‘a cidade azul’. Isso porque suas casas, construídas em terreno montanhoso, são todas pintadas em tons de azul lavado, criando um efeito lindo de se ver, de perto e de longe. Essa tradição vem do povo judeu, que se refugiou na cidade durante ataques na era medieval.

6. Com paredes branquinhas e entrada ornamentada, o banheiro dessa casa possui detalhes tipicamente marroquinos, como o banco de madeira envelhecida, toques de dourado, o espelho com brilhos e pedrarias e as lindas lanternas, que fazem sucesso no mundo todo e se adaptam a projetos temáticos ou contemporâneos.

Anúncios
  1. 4 de maio de 2012
    Trackback from : GRØN dag på Boligcious |

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: