Sexta Inspirada! No Futuro

Algumas décadas atrás, os anos 2000 eram o futuro misterioso que reservava surpresas como carros voadores, robôs convivendo com humanos e equipamentos super avançados. Hoje em dia sabemos que muitas dessas previsões estavam erradas, mas, mesmo assim ainda temos expectativas ansiosas em relação às novidades que estão por vir. Como serão as casas daqui a 20 ou 30 anos? Serão impessoais, frias, brancas, coloridas? Impossível ter certeza, mas alguns designers se arriscam a prever o que nos aguarda. Veja abaixo 6 exemplos de projetos futuristas e originais.

1. Apesar de ter sido criada em 1967, a IBM é uma empresa que sempre teve ideais de vanguarda, desenvolvendo softwares que ajudam a projetar nosso presente e futuro. Para comandar a reforma de seu centro executivo em Roma, a companhia convidou os arquitetos do Iosa Ghini Associati, que criaram espaços cheios de tecnologia e detalhes especiais, como a iluminação diferenciada no teto e no piso. O grande destaque fica para as divisórias de vidro com instalações de LED e telas de LCD embutidas.

2. No escritório da GHD, uma gigante do ramo de cosmética capilar, a recepção mais parece a entrada de uma nave espacial. Era justamente esse o desejo dos proprietários, que contrataram o escritório londrino Carey Jones Interiors para concretizar suas ambições e desenvolver um projeto imponente. Com piso iluminado e bancos embutidos em sancas com luz branca indireta, a entrada simula uma passarela do futuro.

3. Quem visita a butique do estilista Paul Smith em Seul pode ter um conflito de informações na mente. Isso porque o exterior e o interior da loja possuem estilos completamente diferentes. Enquanto a fachada branca com curvas acentuadas e entrada verde tem uma estética super futurista, os ambientes internos são marcados por um visual mais clássico, com móveis de madeira trabalhada, muitos quadros nas paredes e guarda-corpo ornamentado.

4. Para o arquiteto Simone Micheli, o futuro será multicolorido. A maioria de seus projetos tem uma linguagem moderna, com formas orgânicas e iluminação vibrante em cores fortes. Seu objetivo é criar ambientes intrigantes, propondo uma nova maneira de interação entre homem e espaço. Para um hotel conceitual em Milão, sua idéia foi usar objetos diários de formas inesperadas, como cabides pendurados num closet sem portas e uma tela de TV no teto sobre a cama.

5. Jovem, descolado e talentoso, o designer Guto Requena parece ter todos os ingredientes para se destacar no mercado atual. Sua visão inovadora do design e da relação do homem com sua casa o levou a criar o apê batizado de Bohemian Cyborg Loft, seu lar, que funciona também como escritório. Perfeitos para o seu dia-a-dia agitado, os ambientes são mutáveis e interativos, além de expressarem nitidamente sua personalidade excêntrica. Luzes neon verdes completam o look futurista kitsch.

6. Idealizado entre 2003 e 2005 por ninguém menos que a arquiteta iraquiana Zaha Hadid, um andar inteiro do hotel Puerta America, em Madrid, possui um dos projetos de interiores mais singulares que eu já vi. Dentro das 30 suítes, paredes e móveis são uma coisa só. Construída em Corian, uma mesma estrutura une bancada, cama, teto, criados-mudos e banheira, formando espaços que são verdadeiras obras de arte.

 

Anúncios
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: