Sexta Inspirada! Salas de Almoço

Menores e mais aconchegantes do que os ambientes de jantar, as salas de almoço são usadas com mais freqüência e por isso devem ser mais práticas, o que não significa que precisem ser menos atraentes ao olhar. Confira seis projetos que promovem a união em torno da mesa, mesmo nas refeições mais rápidas.

1. Na casa do decorador Montse Esteve em Barcelona, a sala de almoço fica dentro da cozinha e possui uma atmosfera intimista e rústica. Sobre a mesa de madeira com cadeiras de cores diferentes, dois pendentes de estilos distintos trazem ainda mais descontração. Vale ressaltar também o piso de ladrilhos hidráulicos e o teto abobadado de tijolinhos.

2. A convite da revista Minha Casa, o criativo designer Marcelo Rosenbaum, em parceria com sua sócia Adriana Benguela, idealizou um ambiente usando ideias econômicas e cores alegres. Para a área de refeições foram usadas cadeiras verdes e uma lanterna japonesa como pendente, mas o detalhe mais bacana é a parede feita de blocos de concreto pré-moldado e vidro, favorecendo uma iluminação natural abundante. O sistema se chama Winblok e é vendido pela marca Wincret.

3. No projeto de uma residência no bairro nobre de Upper East Side, em Nova York, o designer Philip Galanes criou uma sala de almoço clara e iluminada. O profissional optou por revestimentos brancos e móveis que são clássicos do design, como a mesa Tulipa, de Eero Saarinen, e as cadeiras Bertoia, de Harry Bertoia, acrescentando pitadas de charme com lanternas marroquinas e almofadas de estampa rosada.

4. Engajada em projetos DIY, a blogueira sueca Anna-Malin viu uma estampa bacana em uma revista e de repente já se inspirou para bolar uma obra de arte com papel e tecido para enfeitar a parede de sua sala de almoço. A cor cinza é a sua preferida e combinou direitinho com o fundo branco das paredes e móveis e com as cadeiras Tolix pretas.

5. Em uma casa em Toronto, no Canadá, os arquitetos do estúdio GH3 conceberam uma sala de refeições que fica logo em frente à cozinha, instalada em um desnível em relação ao piso do living. A parede de vidro que divide os ambientes recebeu uma estampa feita de adesivos casando com o efeito ‘rendado’ do pendente branco.

6. A marca de papel de parede Mr. Perswall, da Suécia, possui um diferencial: seus produtos podem ser personalizados com mensagens pessoais dos clientes. A missão da empresa é incorporar os valores e histórias de cada lar nos revestimentos. O espaço abaixo foi produzido para o catálogo da marca e reproduz uma sala de almoço convidativa.

  1. 22 de setembro de 2011

Deixe um comentário